O que é um Diapasão?
top of page

O que é um Diapasão?

Atualizado: 24 de jan. de 2023

Significado de Diapasão

Diapasão é uma palavra proveniente do latim, “diapason”, que significava “escala dos sete tons”, por sua vez provinda do grego “diá pasón khordón”, que tinha o significado de “através de todas as cordas”. O QUE É DIAPASÃO? O diapasão é um instrumento metálico que é usado como auxiliar para a afinar instrumentos musicais e de vozes. Seu formato é de um forquilha, como a letra “U”, funcionando com a vibração sonora. Ao vibrar, o diapasão transmite uma nota de referência “lá”, para sintonizar com o instrumento musical que precisa ser afinado para manter a tonalidade exigida.

O diapasão é um instrumento apenas utilizado por quem tem um maior grau de conhecimento de notas musicais (dó – ré – mi – fá – sol – lá – si), uma vez que o som emitido pelo aparelho deve ficar idêntico ao do instrumento musical, o que exige um ouvido bem apurado para a música. Com o avanço da tecnologia, atualmente existem modelos de diapasões digitais, servindo para auxiliar as pessoas que não tenham o ouvido apurado para detectar as variações transmitidas pelas notas musicais, apresentando as diferenças entre as tonalidades até que os sons fiquem igualados, ou afinados. A internet disponibiliza diversas versões de diapasões online, o que dispensa o uso do aparelho original, metálico, emitindo diretamente no computador a nota de referência para a afinação de instrumentos. O diapasão foi inventando por John Shore, um trompetista que atuava junto com o compositor Georg Friedrich Haendel, em 1711. A forquilha que ele inventou para afinar seus instrumentos musicais foi afinada na frequência da nota musical “lá”, em 440 Hz. No sentido figurado, a palavra diapasão pode ser considerada um modelo comparativo, servindo para igualar um determinado sentido de pensamento com outro. No uso da linguagem popular, diapasão pode significar o ritmo acelerado em que vivemos, a agitação da rotina pessoal ou profissional das pessoas. Na linguagem jurídica, o termo diapasão também é muito utilizado, sendo aplicado no sentido de afinação dos argumentos apresentados por um autor, geralmente utilizando frases como “nesse diapasão”.

Mantenha Sempre seus instrumentos muito bem afinados. Nada de cordas velhas ou de péssima qualidade , pois isso influencia , e muito , em sua performance!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page