Música ao Vivo no Bar ? Porque?
top of page

Música ao Vivo no Bar ? Porque?

Música ao vivo é uma paixão nacional. Segundo dados do Spotify, os brasileiros são os que mais consomem esse tipo de formato de música no mundo, além disso cerca de 7% das músicas brasileiras no Top 200 da plataforma são versões ao vivo. Essa preferência abre portas para um importante nicho no setor de lazer e entretenimento: o bar com música ao vivo.


A modalidade faz sucesso porque transmite uma atmosfera calorosa que combina muito com um povo famoso por ser alto astral, como é o caso do brasileiro. Incorporada como atrativo de bares e restaurantes, essa pode ser uma excelente estratégia para conquistar novos clientes.

Continue comigo aqui e saiba tudo sobre esse segmento cheio de potencial! E se você já tiver música ao vivo no seu bar, fique de olho nas tendências do setor para 2020. Bora?

Bar com música ao vivo: alguns cuidados

O bar com música ao vivo pode ser seu maior trunfo ou sua maior derrota. Se não forem tomados alguns cuidados básicos na implementação, uma ideia boa corre o risco de se transformar em um pesadelo.

Para começar, é preciso buscar autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que regulariza a reprodução de músicas em estabelecimentos comerciais. É necessário pagar uma taxa mensal ao órgão, que repassa parte do valor aos artistas autores e aqueles que fazem parte do repertório.



É comum que o nos bares com música ao vivo haja a cobrança de uma taxa conhecida como couvert artístico para cobrir os custos do Ecad e o cachê dos músicos. Mas fique de olho, segundo o Código de Direitos do Consumidor a cobrança só pode acontecer se o valor estiver informado de maneira clara e visível a todos – seja no cardápio ou em um cartaz na parede.

O último cuidado diz respeito à infraestrutura. O bar com música ao vivo precisa ter um bom sistema de som que crie uma experiência agradável para todos – tanto aos clientes como a vizinhança. Investir em isolamento acústico pode te poupar de dores de cabeça com as leis de silêncio locais.



Tendências para o bar com música ao vivo

Depois de resolver os aspectos técnicos, é hora de definir como vai ser seu bar com música ao vivo. Animado? Mas lembre-se, quando for escolher o repertório é muito importante levar em conta o perfil do seu público: preferências e estilos musicais.

O formato pop rock acústico e as duplas sertanejas são os favoritos entre os brasileiros e é o caminho mais seguro para quem deseja agradar o máximo de pessoas. Mas nada impede que você busque outras propostas para se destacar – com um bom trabalho de pesquisa, os resultados podem ser ótimos.

Quer Música ao vivo de qualidade para seu Bar ou Evento ?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page